paises

Consultores

Paulo Chaves de Araújo

Paulo

Oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo por 29 anos, aonde chegou a Tenente Coronel. Exerceu diversas atividades dentro da corporação, entre elas chefe do Centro de manutenção de Viaturas Operacionais, chefe da divisão de atividades técnicas e instrutor do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros.

Desenvolveu, em período que foi destacado para o policiamento, importantes trabalhos de polícia comunitária em parceria com empresas do estado de São Paulo em suas ações de responsabilidade social.

Formado na Academia Militar do Barro Branco, no curso superior de Formação Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Como aperfeiçoamento e contínuo aprendizado na área de emergências, realizou diversos cursos, entre eles o curso de Bombeiros para Oficiais, Técnico em Emergências Médicas, Treinamento em Proteção Respiratória Análise e Detecção de Gases, Curso Internacional de Resistência ao Fogo das Estruturas Metálicas. Formou-se também técnico em Segurança do Trabalho.

No ano de 2000, realizou viagem de estudos à Europa, quando participou de treinamentos na Polícia Comunitária da França e Espanha e Direitos Humanos em Genebra, na Suíça.

Participa de congressos, seminários e feiras na área de emergências como parte de sua atualização de conteúdo, protocolos e novas tecnologias.

Foi coordenador das comissões para elaboração das Instruções Técnicas (IT17 e IT21), Brigadas de Incêndio e Extintores de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, anexos do decreto estadual 46.076, de 31/08/01.

No período de 1998 a 2002, representou o Corpo de Bombeiros junto à Sub Comissão para Manutenção de Extintores de Incêndio do INMETRO.

Membro participante da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, onde foi secretário, no período de 1998 a 2006, da Comissão para elaboração e publicação da NBR:14096 - Viaturas de Combate a Incêndio e NBR:14561 Veículos para Atendimento a Emergências Médicas e Resgate, desde 1998.

Elaborou e executou diversos planos de emergências, treinamentos e simulados, incluindo exercícios de abandono em grande edificações.

Atua também, como Consultor e Instrutor especialista na elaboração de planos de atendimento a emergências, na prevenção em eventos e atividades de riscos da Fire & Rescue College